Centro do Rio de Janeiro recebe iniciativas e propostas para recuperação


       A cidade do Rio de Janeiro outrora o local escolhido pela monarquia Portuguesa como moradia e depois a capital do País, central nas decições e ações mais  Reviver Centroimportantes da história, não é novidade, encontra-se em dificuldade para pagar suas contas, além da crise financeira acentuada pela pandemia. Iniciativas buscam reverter a situação nos Bairros da cidade devastados pela falta do fluxo habitual de pessoas que ali circulavam, um dos casos mais flagrantes é do Bairro Centro. Uma iniciativa da Prefeitura busca reverter a situação, o Programa Reviver Centro, instituído pelo Decreto no 48.348 de 1o de janeiro de 2021, o Grupo de Trabalho de Requalificação do Centro do Rio de Janeiro.

O Projeto busca a melhoria dos serviços públicos prestados pela municipalidade na área de abrangência do Programa, contribuindo dessa forma com a requalificação e melhor conservação do espaço e equipamentos públicos da região, aliados a um conjunto de propostas legislativas e regulamentadoras que, em conjunto, pretendem revitalizar a região central e incrementar a população residente na região.

Estruturado com diversos subprogramas sendo um deles o "Locação social" um instrumento da Política Habitacional do Município, o programa tem como objetivos produzir e ofertar imóveis para aluguel, atraindo população residente como forma de ativar o caráter residencial do Centro. O Programa busca ainda aproveitar imóveis vazios existentes e também formar um parque imobilização de locação, ofertando serviços de mediação, assistência jurídica e técnica que facilite a formalização de contratos entre proprietários e os prováveis inquilinos elegíveis.  Além de priorizar o acesso a locação social para população que trabalha na região central e não reside no centro, o Programa também busca promover a diversidade de acesso à moradia, contemplando famílias chefiadas por mulheres, populações negras, indígenas, LGBTQI+ e minorias sociais.  Trabalhadores de famílias elegíveis aos programas de habitação do Governo Federal, com renda mensal bruta familiar até seis salários mínimos; Estudantes de cursos técnicos e universitários de instituições públicas ou privadas, com prioridade para os cotistas e os oriundos de famílias elegíveis a programas de habitação do Governo Federal; Servidores públicos com renda mensal bruta familiar de até seis salários mínimos. Entre no site do programa para conhecer outros subprojetos.

Em especial, um outro programa ainda no papel vem recebendo atenção recente. O Hub de inovações da praça tiradentes, onde procura-se incentivar empresas a instalarem espaços criativos onde se explore inovações em serviço e produtos para em troca receber benefícios fiscais com objetivo de fomentar a economia local. A Declink apoia a idéia e é umas das empresas interessadas e protagonista de soluções inovadoras, quer se integrar e segue e colaborando com a região, na medida que apesar da Pandemia mantém escritório no Centro da Cidade.

Fonte: Reviver Centro

Tags: 

declink  governo  Rio de Janeiro  reviver centro 

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.